Gosta de aventura? Saiba dicas e rotas para fazer um mochilão pelo Brasil

Gosta de aventura? Saiba dicas e rotas para fazer um mochilão pelo Brasil


Imagine colocar uma mochila nas costas e passar um tempo conhecendo lugares incríveis, voltando com muitas histórias para contar e experiências de sobra. O mochileiro passa exatamente por isso.

Esse tipo de viagem – o chamado mochilão – é bastante realizado por jovens, sozinhos ou em grupo, que enxergam uma possibilidade de conhecer diversas cidades gastando pouco.



Fazer um mochilão pelo Brasil é uma experiência incrível, não só pela quantidade de pontos turísticos que o país abriga, mas também pela diversidade deles.

Você pode visitar praias, cachoeiras, cidades pequenas e grandes. Enfim, dá para aproveitar da melhor forma essa heterogeneidade ou mesmo escolher os locais que mais têm a ver com sua personalidade. Assim, você faz uma jornada com os locais mais semelhantes entre si.

Saiba agora os destinos mais procurados pelos mochileiros e conheça lugares que não podem ficar de fora em uma viagem como essa.

Mochilão no Brasil: principais destinos



Conheça as regiões pelas quais você pode fazer uma viagem incrível, com uma mochila nas costas, um planejamento bem feito e muita vontade de vivenciar experiências.


Sul



A escolha é sua: você pode começar a viagem no litoral e terminar no interior ou fazer o caminho inverso. Se você não pretende gastar muito em sua viagem, faça-a de ônibus, pois alugar um carro em um Estado e devolver em outro gera gastos extras.

Para essa jornada, você pode centralizar as visitas a cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No primeiro Estado, você pode incluir a capital e cidades da Serra Gaúcha, como Gramado, Canela e Bento Gonçalves.

Você vai visitar locais históricos, cachoeiras e paisagens belíssimas. Por isso, é importante dedicar alguns dias de seu mochilão nessas cidades.

Já em Santa Catarina, você pode incluir a capital, Florianópolis, Balneário Camboriú e cidades como São Joaquim e Lages.

Sudeste


Para esta região, há duas possibilidades: para quem gosta de praia, visitar os litorais paulista e fluminense é uma sugestão interessante. São cidades cobertas pela Mata Atlântica e com vários pontos turísticos para agradar qualquer turista.

Você pode visitar Ilhabela, Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande, Búzios e Cabo Frio.


Já para quem prefere locais históricos, circular pelas cidades mineiras de Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, Congonhas, São João Del Rei e arredores é uma boa pedida. Você pode incluir também Belo Horizonte no roteiro.

Centro-Oeste



Você pode incluir em seu mochilão o Pantanal e visitar cidades dos dois Estados que o abrigam, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Bonito e a Chapada dos Guimarães não podem ficar de fora deste roteiro, principalmente se você tem mais tempo disponível para fazer sua viagem.

Nordeste



Uma alternativa interessante na região é seguir o Rio São Francisco e seus arredores. Para seguir toda a sua extensão, você precisa passar por cinco estados. Os mochileiros costumam visitar muito a região da Serra da Canastra, em sua nascente, iniciando lá a jornada.

Em seguida, você pode passar por Paulo Afonso, Pirapora, Juazeiro, Petrolina e outras cidades por onde o Velho Chico passa. O mochilão termina em Piaçabuçu, local onde o rio deságua, já no litoral.

Norte




Não há como fazer um mochilão por essa região e deixar de explorar a floresta Amazônica. Para isso, o ideal é fazer a rota Belém-Manaus de barco.

Pelo caminho, que tem cerca de 1600 quilômetros e dura 5 dias, você conhece outros turistas – muitos deles estrangeiros – e comunidades ribeirinhas. E, claro, aprecia as paisagens da região.

Você pode até pernoitar no barco durante o trajeto.

Se você tiver bastante tempo, pode fazer paradas especiais em Alter do Chão e Ilha de Marajó, ambos no Pará.

Como planejar um mochilão pelo Brasil?


Assim como qualquer viagem, o planejamento é fundamental para que essa experiência seja bem-sucedida.

Primeiramente, você deve escolher regiões que gostaria de conhecer. Evidentemente, em um mesmo mochilão, é necessário incluir locais próximos entre si. A distância total depende do tempo que você terá disponível para realizar o projeto.

Você pode definir o roteiro de acordo com um determinado tema – por exemplo, locais históricos ou praias – ou mesmo cidades heterogêneas e próximas que gostaria de visitar.

Com essa primeira etapa estabelecida, é hora de pesquisar qual o melhor meio de transporte para a locomoção em todos os momentos da viagem. Em alguns casos, você pode alugar um carro. Em outros, você pode ir de ônibus ou até mesmo de barco, como na rota Belém-Manaus.

Também é importante definir a melhor opção de hospedagem, como hotel, hostel ou pela plataforma do airbnb, por exemplo. Tudo vai depender do que a cidade oferece e da relação custo-benefício. Isso requer muita pesquisa, mas, graças à internet, você pode saber o feedback de pessoas que já estiveram nesses locais ou até mesmo fazer reservas.

Em alguns roteiros, você poderá até usar o avião – por exemplo, se Fernando de Noronha fizer parte da sua rota. Ou mesmo se você for do Sul ou sudeste e deseja conhecer mais a fundo o Nordeste: para ir até o primeiro local da rota, um voo com certeza é a melhor opção.

Este também é um tópico importante da sua viagem que você pode adiantar. Verifique, planeje e compre com antecedência os bilhetes de avião de que vai precisar, tanto para o início quanto o meio e o fim do mochilão.

Se você deseja conhecer outras opções de viagem, leia nossos outros textos. Em cada um deles, você tem dicas valiosas para a sua próxima jornada de férias. Não importa qual a sua preferência,
o Brasil é cheio de alternativas para todos os perfis.

Fique por dentro de todas as novidades do turismo: não deixe de visitar nosso site com frequência, pois sempre é postado conteúdo novo e exclusivo.

Comente se você já realizou algum tipo de mochilão pelo Brasil e como foi essa experiência. Certamente, você ajudará muitos outros viajantes que têm planos de fazer esse tipo de jornada.







O Mais Novo
Anterior
Próximo »