Culinária do Canadá: 10 comidas típicas para se apaixonar

       Culinária do Canadá: 10 comidas típicas para se apaixonar


Uma das coisas mais interessantes que podemos fazer quando visitamos outros países é experimentar a sua gastronomia. A culinária do Canadá é um caso à parte, já que o país é uma experiência multicultural e cosmopolita, de modo que a sua gastronomia recebe a influência de diferentes culturas, fazendo com que os pratos sejam bem diferentes.
Apesar dessa multicuturalidade, existem bebidas e comidas que podem ser os símbolos do Canadá – são as suas comidas tradicionais e os seus pratos típicos. Portanto, se for visitar, morar ou fazer um intercâmbio nesse país procure experimentar esses pratos típicos.

 

10 comidas típicas do país

Poutine

Poutine pode ser considerado a grande invenção gastronômica do Canadá e provavelmente o mais famoso. O prato foi originado na província do Quebec, mas é amplamente consumo por todo o país.
É feito com batata cortada em palitos e frita em banha (isso mesmo, banha, nada de óleo) e regado com queijo em forma de coalhada (pode-se colocar queijo cheddar na mistura da coalhada). Além disso, o prato recebe um molho feito de carne de boi ou frango, conhecido como gravy. Por ser uma comida tão característica existem restaurantes que se dedicam somente a essa receita.
Além do molho citado (que é o original do prato), também é possível encontrar o molho com linguiça, em forma de pizza, bacon e vegetariano. Muito provavelmente existe uma receita que combine com o seu gosto.

     Poutine o ápice da culinária canadense.

 

Mapple syrup

O mapple syrup não é necessariamente um prato, porém é definitivamente o alimento mais conhecido e famoso do Canadá. Esse alimento é, provavelmente, uma das coisas que mais caracterizada o país, afinal ele é feito da árvore conhecida como Maple, cuja folha estampa a bandeira canadense.
O xarope é amplamente consumido no café da manhã, em panquecas, waffles ou crepes, além de ser utilizado como cobertura em sorvetes e outras sobremesas.
Sua forma de fabricação é extremamente simples. A seiva é retirada dos troncos das árvores "Maple" depois é cozido até a água evaporar deixando um xarope bem grosso e caramelizado, em seguida esse cozido é filtrado e o xarope está pronto.

     Nada mais gostoso para acompanhar suas sobremesas do que o maple syrup.

Butter tart

Se você está em busca de algo que irá arruinar a sua dieta, acabou de encontrar. Essa receita, derivada da tortinha inglesa, é feita de massa folhada com a adição de muita manteiga e seu recheio é uma mistura de creme de ovos, castanha e manteiga.
A receita é tão consumida no Canadá que pode ser encontrada em redes de supermercado. Entretanto, o mais comum é ser feita em casa para ser saboreada como sobremesa por toda a família.

 

Beaver Tail

O Beaver Tail é uma iguaria canadense criada em Ontário, mais precisamente em uma lojinha em Ottawa. A receita é feita com uma massa frita, feita de farinha de trigo integral e frita em óleo quente (muito parecida com um pastel doce) que se assemelha com a cauda de um castor. A cobertura da massa fica de acordo com a escolha do consumidor.
As coberturas mais comuns são de creme de avelã com M&M, maçã com canela, Oreo, pasta de amendoim e muitas outras. Hoje em dia a iguaria é tão conhecida que além do Canadá, existem franquias no Japão, na Coreia do Sul, nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes.

 

Nanaimo Bar

Essa tradicional sobremesa canadense é feita com bolacha waffer de chocolate, creme de baunilha e cobertura de chocolate. A receita pode apresentar diversas combinações, podendo conter café, coco, nozes, castanha ou manteiga de amendoim.
A origem dessa iguaria é um pouco controversa, mas acredita-se que ela tenha surgido no hospital de Nanaimo, na cidade de Vancouver.

 

Montreal Smoked Meat

A carne defumada é muito consumida na cidade de Montreal e em toda a província de Quebec. Contudo, de tão saborosa essa receita típica de Montreal pode ser encontrada por todo o país. A refeição consiste em um sanduíche recheado de carne defumada e marinada com diversas ervas e especiarias, as quais são cortadas em fatias bem finas.

     Um sanduíche típico e muito consumida em Montreal.

 

Peameal Bacon

Esta é realmente uma receita tipicamente canadense. O Peamel Bacon consiste em uma peça de bacon feita com lombo de porco e coberta com farinha de milho. A localidade onde o Peamel Bacon é facilmente encontrado é em Toronto, já que o prato é muito comum e típico dessa região, podendo ser vendido na forma de sanduíches.
Além de ser encontrado em diversos restaurantes, a iguaria pode ser comprada em mercados ou açougues para ser preparado em diferentes receitas em casa.

Macaroni and Cheese

O tradicional Mac&Cheese é uma refeição essencial para os canadenses, comparável ao arroz com feijão dos brasileiros. A receita não é original do Canadá, mas do seu vizinho, os Estados Unidos.
O Mac&Cheese tradicional é feito de macarrão caracol, queijo, leite, farinha e manteiga. É tão consumido você pode encontrar facilmente porções individuais nos mercados – elas já vêm praticamente prontas, basta cozinhar o macarrão e em seguida acrescentar o leite e a manteiga.

 

Toutière

Semelhante a um empadão, a receita tem uma massa mais leve e o recheio pode variar entre carne, porco e frango muito bem temperado. Com um tempero picante, a torta é extremamente saborosa e também um dos ícones gastronômicos canadenses.
A origem da torta é da cidade de Quebec. Trata-se de uma receita tradicional natalina, entretanto devido à sua popularidade é possível encontrar tortas prontas em supermercados em qualquer data e independentemente da cidade.

 

Coffee Crisp

Semelhante ao Bis, o Coffee Crisp é muito maior e apresenta café em sua composição, mas sem um sabor gosto forte e marcante. O doce é extremamente popular entre crianças e adultos.
O Coffee Crisp foi introduzido no Canadá, em 1938 e é derivado de uma receita de coffee crisp inglesa. A principal fabricante desse doce é a Nestlé, que durante o ano lança diferentes variações nos sabores.

Como vimos, para conhecer a cultura de um lugar não há nada melhor do que experimentar a sua culinária. Você já experimentou alguma dessas receitas? Conhece outras? Qual fez você ficar com água na boca? Conte para nós!


O Mais Novo
Anterior
Próximo »

2 comentários

Click here for comentários
My Crafts
admin
11 de dezembro de 2017 17:58 ×

Mapple syrup nao é feito com folha tá errado!!!! A seiva da arvore é que é usada. É retirada do tronco da arvore depois fervida ate o ponto. Eu fui numa 'fazenda' que faz mapple syrup e nao tem nada de folha.... Viajou na maionese, amigo....

Reply
avatar
Curti Viajar
admin
12 de dezembro de 2017 09:52 ×

Muiiiiiito bem observado :D Desculpe pelo erro já foi corrigido e obrigado pela correção :)

Reply
avatar